Alimentação

Saiba porque algumas pessoas comem muito e não engordam

Saiba porque algumas pessoas comem muito e não engordam

Como seria bom se todos pudessem comer, comer e não engordar, é mas essa regalia só é possível para um grupo seleto de pessoas, essas pessoas que comem muito e não engordam, embora todos pensem que são de outro mundo, elas não são, na verdade são classificados como magros constitucionais, ou seja, são assim pela constituição do próprio corpo. Não está acreditando? Então vem juntinho com a gente conferir tudo de pertinho.

Porque existem pessoas que comem muito e não engordam?

Ainda é difícil de determinar, nem mesmo a medicina já conseguiu desvendar esse mistério, tanto quanto não descobriram ainda porque existem pessoas que não comem grande quantidade e são consideradas obesas. Uma teoria boa é sobre à ação das UCPs (proteínas desacopladoras). No processo metabólico, o alimento pode ser guardado sob a forma de gordura e músculo ou exterminado sob a forma de calor (de energia). A quantidade existente de UCPs que dissipam o calor e impedem o alimento ser armazenado é maior em pessoas que comem muito e não engordam do que nos obesos. A pessoas que tem muita dificuldade de ganhar peso têm o metabolismo muito acelerado.

Como o metabolismo é calculado?

Seu metabolismo é calculado considerando sua altura, peso, idade, sexo e até mesmo as suas atividades diárias. É uma conta que pode variar muito, por exemplo, você pode ter a mesma idade, o mesmo peso e a mesma altura que outra mulher, porém o metabolismo de vocês pode ser diferente, pois vai depender da massa magra que você tem em seu corpo, ou seja, quanto mais músculos (massa magra) mais acelerado será o seu metabolismo. Os homens tem a grande sorte de ter o metabolismo mais acelerado do que o das mulheres, o que permite que eles possam comer uma quantidade um pouco maior de calorias.

Pessoas que comem muito e não engordam podem não estar ligadas com metabolismo, cuidado!

Algumas das vezes essa dificuldade em engordar pode não estar ligada ao metabolismo, ai o ideal é tomar cuidado, principalmente quando o seu IMC (Índice de Massa Corporal) estiver abaixo de 17, pois isso pode ser consequência de doenças graves como hipertireoidismo, câncer, diabetes, parasitoses intestinais, doenças inflamatórias do tubo digestivo, doenças infecciosas, depressão, anorexia e muitas outras, tome sempre cuidado e deixe seus exames e consultas em dia.

Uma das grandes preocupações que também envolvem essas pessoas que comem muito e não engordam é que normalmente isso está associado à desnutrição, uma imunidade mais baixa, massa óssea baixa, fatores que podem colaborar e muito para fraturas graves. Além de tudo isso o baixíssimo índice de gordura no corpo pode causar problemas hormonais, pois os nossos hormônios são formados a partir da gordura, mulheres por exemplo podem ter a menstruação interrompida e podem sofrer de infertilidade.

Busque mais massa muscular para ganhar peso

Com os anos passando, idosos também devem ficar atentos a perda de massa muscular e óssea. Para mulheres e homens que estão entrando na menopausa, e andropausa respectivamente, também devem tomar cuidado, pois os seus hormônios são importantíssimos para a manutenção da massa magra. Nesses casos, o ideal é que se comece a fazer exercícios contínuos antes dos 50 anos, para que não hajam perdas de massa magra.

E para as pessoas que comem muito e não engordam, o ideal é elevar o seu peso muscular, pois o músculo pesa mais que a gordura, não só por ser mais pesado e sim por também ser mais saudável. O mais viável para se aumentar a massa muscular é um treino de força, que deve ser prescrito por um profissional de educação física capacitado e que te acompanhe. Uma outra opção que pode acompanhar os treinos é uma alimentação controlada por uma nutricionista, que vai te ajudar em uma alimentação que possa te ajudar a ganhar massa muscular de forma saudável, e também existem os suplementos alimentares, que também devem ser indicados pela nutricionista.

 

E se você gostou das nossas dicas, deixe seu comentário e continue a nos acompanhar, e não se esqueça de conferir o nosso ultimo post aonde falamos de alimentos incríveis que fortificam os cabelos.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular

Ir Topo