Bem estar

Saiba os passos de um atleta olímpico

Saiba os passos de um atleta olímpico.

Se você sempre sonhou em ser um atleta olímpico, que corre como um foguete ou nada como um tubarão ou então tem a força de um mamute, nós vamos te dar dicas valiosas pra você saber como começar e como correr atrás desse real sonho. A vida de um atleta vem recheada de responsabilidade, foco, meta e um bônus que é a saúde, é claro que tem aqueles casos mais exclusivos de algum atleta olímpico que usou uma substância indevida para melhorar seus resultados físicos, porém se você seguir nossos passos, se esforçar e tiver muita força de vontade, sem sombra de duvidas você será um dia um grande atleta olímpico. E em clima de Rio2016,  se você ficou curioso vem com a gente conferir.

 

1º Antes de iniciar

  • Avalie sua aptidão física: Consulte um médico, faça todos os exames, veja o quanto você pode se esforçar, os exercícios que pode começar praticando e uma dieta nova para entrar em forma, um condicionamento físico perfeito é obrigatório para um atleta olímpico de sucesso e bom desempenho, e é com uma nova dieta e começando a fazer exercícios desde cedo que se consegue isso.

 

  • Faça a escolha do seu esporte: Escolher seu esporte é uma das horas mais importantes, pois é o ponto crucial para saber se a sua carreira como atleta vai ou não dar certo. Para escolher seu esporte você deve primeiramente listar aqueles que você tem mais vontade de praticar, ou já pratica a um certo tempo, começar mais novo é bom, mas lá na frente pode ser um problema, por desgaste muito grande, ou luxação, porém nem sempre a idade é problema, liste também os esportes que se pode começar a praticar sendo já mais adulto, como tiro, veja em qual deles você mais se enquadra e também fique de olho na popularidade do esporte que você irá escolher, como por exemplo, nos EUA o basquete é um esporte muitíssimo concorrido, já o hipismo não, então você terá muito mais chance de entrar na olimpíadas se práticas hipismo ao invés de basquete.

 

  • A pratica leva a perfeição: Os treinos são uma das partes mais importantes, você deve treinar todos os dias, e se possível duas vezes ao dia, mas não se esqueça, não se machuque e não force além dos seus limites pois isso pode te prejudicar, faça um descanso entre os treinos, e sempre se foque naquilo que estiver fazendo. Não precisa treinar o esporte duas vezes ao dia, mas pode alternar um treino do esporte e um treino para a musculatura, ou para a flexibilidade. O mais importante é ter foco e estar presente em corpo e mente em seus treinos, dar tudo de si e investir em sua carreira.

 

  • Procure um treinador: Nenhum grande atleta olímpico chegou nas olimpíadas treinando sozinho, todos tiveram a sorte de ter treinadores bons e experientes, e é isso que você deve fazer, procure o seu treinador, e quanto mais experiente ele for melhor você será, e sempre esteja atento aos seus conselhos e dicas, eles serão muito importante. É valido também que você encontre um treinador que você se de bem, e possa conviver todos os dias sem nenhum tipo de estresse.

 

  • Não deixe seu emprego: É muitíssimo importante que você se mantenha empregado, pois se você não tiver uma fonte de renda será pior do que ir trabalhar cansado dos treinos. O seu emprego é quem lhe abrirá algumas portas, pois te ajudara a comprar equipamentos melhores, e até mesmo a treinar em academias melhores e etc. Depois que você tiver alguns patrocínios você poderá considerar a ideia.

 

  • Não perca o sonho: Seja obstinado, não deixe o seu sonho morrer porque muitos duvidam da sua capacidade, não se esqueça nunca que você está treinando excessivamente por um objetivo maior, ou seja ganhar uma medalha de ouro. Muitos dos que sonham em ser atleta olímpico desistem por não aguentarem a rotina de treinos e responsabilidades que os atletas tem, mas você não deve desistir, você deve querer sua medalha, querer o seu sucesso como você quer comer, dormir e respirar todos os dias.

 

 

olimpiadas-ginastica-artistica

 

2º Quando está ficando sério

  • Esteja sempre em uma competição: Quando você compete está treinando suas habilidades físicas, é só naquele momento que você realmente descobre aonde precisa melhorar, e assim você se molda como um bom atleta, além disso você ainda ficará conhecido através das competições, você pode começar com as competições regionais, depois estaduais, e dai sim as federais e as nossas queridas olimpíadas, até porque imagina começar direta na maior delas, não te daria pânico? Enfim, competições são ótimas pra te preparar, para te fazer mais conhecido, e para te moldar.

 

  • Monitore a sua vida diariamente: A partir do momento em que você escolhe a carreira de atleta você deve monitorar cada passo milimétrico seu, pois tudo aquilo que você fizer ou até mesmo pensar pode afetar sua carreira. É extremamente necessário que você se atente a sua forma mental, espiritual e física, você precisa unir essas 3 partes e estar muito bem estabilizado nas 3. A sua dieta é o seu ponto principal a ser vigiado, ela fará efeitos sobre o seu condicionamento e sua nutrição, portanto ela é sua maior aliada, e você deve cuidar dela muito bem, junto de sua nutricionista e do seu treinador, além da dieta é muito importante que você descanse, dormir 8 horas é muito importante para um aspirante a atleta, o seu descanso é o que te dará energia para os treinos no outro dia, e infelizmente se você tem pressão alta, bico de papagaio, dentre outras doenças fisiológicas, que você já tem ou adquiriu após os treinos, você não poderá mais treinar para uma carreira olímpica.

 

  • Consiga um patrocínio: É claro que é bem mais fácil conseguir um patrocínio quando já se compete a alguns anos, assim você é bem mais notado, quando você conseguir um patrocinador, seja uma empresa ou até mesmo o governo, tenha em mente que você pode ganhar muito ou pouco, mas que você vai passar a receber um pouco por seus esforços. Tenha em mente sempre que tudo aquilo que você faz, ou diz tem efeito direto em seu patrocinador, e que sua imagem está relacionada a imagem dele, por isso é muito importante que se passe uma boa imagem, que sempre use a logo marca de seu patrocinador, que sempre compareça aos eventos do seu patrocinador, e quando não puder comparecer sempre de uma explicação de sua ausência.

 

  • Crie metas: Você precisa criar metas consistentes e que sejam possíveis, podem ser a longo e a curto prazo, é necessário que você se organize, procure metas como aumentar sua massa muscular, diminuir seu ritmo cardíaco, e sempre alinhe suas metas com seu treinador e seus médicos, saiba o que você pode e deve melhorar. Sua carreira estará sempre atrelada a números, o tempo que você conseguiu, o quanto você consegue, se você esta mais forte, mais rápido, sempre números e mais números, porém eles são importantíssimos e você deve estar sempre com um olho em você e outro nos marcadores.

 

  • Faça uma auto avaliação realista: Esteja sempre mentalmente treinado para receber todo tipo de crítica e usa-las para construir sua carreira, saiba também se auto avaliar, olhar para si mesmo e ver o que você tem feito que tem sido insuficiente, um bom atleta sabe se criticar, e sabe aonde precisa melhorar e corre atrás disso, você necessita dessa avaliação para crescer como atleta, e até mesmo em sua vida pessoal.

 

  • Prive-se um pouco da sua vida social: As olimpíadas vão exigir muito de você, quase 100% do seu dia, e sim será necessário deixar de lado por um tempo aquelas saidinhas do sábado a noite, e a preguicinha do domingo, o trabalho é árduo e você não pode desistir pois já chegou muito longe, treine a sua mente para que nesses momentos você saiba que seus esforços vão valer a pena, e que vão recompensar os seus sacrifícios. Faça do seu treinador e dos seus colegas de equipe seus melhores amigos, e confie no potencial deles e no seu também.

 

  • Você precisa conhecer a dor: Você precisa conhecer a dor, saber exatamente como é senti-la, física e mentalmente, você precisar controlar a sua dor e saber dominar o seu corpo, a dor significa que o seu treino foi válido, é claro que nós não estamos falando de lesões e nem de exageros a ponto de causar fadiga, mas sim de um treino puxado e saudável. A lesão não é nada engraçada e nem legal, são anos dos seus esforços sendo jogados fora, uma lesão pode ser o fim da carreira de um atleta olímpico. Porém a dor você precisa senti-la e aprender a controla-la.

 

  • Ame o que você faz: Quando dissemos lá em cima que você precisa escolher um esporte que goste, não é só força de expressão, você tem de gostar, amar, ser apaixonado pelo que faz, isso te dará prazer em praticar e se aperfeiçoar cada dia mais, você precisa dar o máximo de si pra isso, e é muito melhor quando nós damos nosso máximo por aquilo que nos faz feliz.

 

 

olimpiadas

 

Seguindo essas dicas você pode chegar longe, não se esqueça nunca de ser obstinado, e de não desistir do seus sonhos, persista e aprenda a ser um atleta olímpico completo e muito competente. Esteja sempre acompanhado por sua nutricionista, seu médico e seu treinador, eles serão a sua equipe da vitória, e serão os melhores amigos da sua forma física e da sua saúde.

 

 

E se você gostou desse post incrível, deixe seu comentário e continue a nos acompanhar diariamente com posts maravilhosos para cada um de vocês.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular

Ir Topo