Alimentação

Gordura saturada, insaturada e trans – entenda a diferença

As gorduras presentes nos alimentos são muito diferentes, nos alimentos são encontradas três tipos de gorduras: gordura saturada, gordura insaturada e gordura trans. Enquanto a primeira ajuda o reduzir os triglicérides, as outras duas aumentam o colesterol ruim e trazem uma série de prejuízos ao organismo, principalmente a trans.Conheça a diferença:

 

Gordura saturadaGordura Saturada: um tipo de gordura encontrado principalmente em produtos de origem animal. Quando fica em temperatura ambiente, apresenta-se em estado sólida e é essa que facilita o entupimento das artérias. É encontrada em carnes vermelhas e brancas, principalmente gordura da carne e pele das aves, leite e derivados integrais, manteiga, creme de leite, iogurte, nata, e azeite de dendê.

 

 

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Gordura insaturada Gordura Insaturada: existente em vegetais, ela é liquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada, apenas uma ligação dupla de carbono, e a poli-insaturada, com mais de uma ligação dupla de carbono. É encontrada em azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão.

 

 

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gordura transGordura Trans: formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida.

Encontrada em margarina, biscoito, batatas fritas, sorvetes e salgadinhos industrializados.

O azeite extravirgem é o tipo de azeite que tem mais benefícios para a nossa saúde e ele deve ser consumido cru. Já o virgem, podemos usar para cozinhar sem problema nenhum, fritar que não é aconselhável, pois ele não aguenta a temperaturas muito altas, podendo se tornar um pouco tóxico e rançoso. O ideal para preparar frituras é o óleo de milho.

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Consuma com moderação

As gorduras são importantes para nosso corpo. Elas são fontes de energia, fornecendo 9 calorias por grama, e têm boas doses de vitaminas e ácidos graxos essenciais, responsáveis por manter as paredes das células funcionando em boas condições. É importante saber o tipo e a quantidade de gordura de um alimento, para isso é importante olhar as informações nutricionais, que vem na tabela.

Importante: o consumo diário de gordura não deve ultrapassar 30% da ingestão calórica total.

 

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