Alimentação

Fortaleça a sua imunidade com alimentos ricos em zinco

Todos nós queremos uma saúde de aço, mas muitas vezes não contribuímos para isso, alimentos ricos em zinco, por exemplo, são perfeitos para fortalecer o nosso sistema imunológico, nos deixando mais resistentes, e nos protegendo de doenças causadas por vírus, fungos e bactérias, isso é terrível, pode prejudicar a saúde de qualquer um, a falta do zinco pode trazer grandes prejuízos a nossa saúde. E se você ficou curioso vem com a gente conferir.

O que a falta de alimentos ricos em zinco pode causar?

A falta de alimentos ricos em zinco pode trazer muitas complicações a sua saúde, além de debilitar a imunidade ainda altera a sensibilidade em sentirmos sabores, provoca a queda dos cabelos e muita dificuldade em cicatrizar machucados, anorexia, apatia,retardo da maturação sexual, baixa produção de esperma, intolerância à glicose, dentre esses graves resultados a falta de alimentos ricos em zinco pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento das crianças. Enquanto que o excesso de zinco pode se manifestar através de náuseas, vômito, dores abdominais, anemia ou deficiência de Cobre.

 

Quais são os alimentos ricos em zinco?

Muitos alimentos podem ser ricos em zinco, e alguns deles são ostras, camarão,  frango, peixe, carne de vaca, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos. As frutas e hortaliças não tem muito zinco em sua composição, e não são tão aproveitadas pelo organismo. Já as frutas e hortaliças, em geral, são pobres em Zinco e são menos aproveitadas pelo organismo.

Onde encontramos o zinco no corpo humano?

Podemos encontrar essa substância em grande quantidade no cabelo, pele, olhos, próstata, unha, fígado, pâncreas, músculos, ossos e glândulas que na verdade, são locais de armazenamento deste micro-elemento. O zinco pode ser expelido pela urina, cabelo, descamações de pele e até mesmo pelo sêmen.

Alimentos ricos em zinco:

Alimentos Peso (g) Zinco (mg)
Ostras cozidas 100 39
Carne de boi assada 100 8,5
Peru cozido 100 4,5
Carne de vitela cozida 100 4,4
Fígado de frango cozido 100 4,3
Sementes de abóbora 57 4,2
Feijão de soja cozido 86 4,1
Cordeiro cozido 100 4
Amêndoa 78 3,9
Amendoim 72 3,5

Para que serve o zinco?

O zinco é muitíssimo importante para a manutenção da imunidade do organismo, ele participa também dos processos que garantem uma boa maturação sexual, fertilidade e reprodução.

Ingestão adequada de Zinco

A ingestão costuma variar de acordo com as idades, confira:

Faixa etária RDA zinco
1 – 3 anos 3,0
4 – 8 anos 5,0
9 – 13 anos 8,0
14 – 18 anos (Homens) 11,0
14 – 18 anos (Mulheres) 9,0
> 18 anos (Homens) 11,0
> 18 anos (Mulheres) 8,0

 

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