Alimentação

Confira alimentos que evitam o câncer de mama – Outubro Rosa

Confira alimentos que evitam o câncer de mama - Outubro Rosa

Em mês de Outubro Rosa nada mais apropriado do que dar dicas para as mulheres prevenirem o temido câncer de mama, e será que é tão difícil assim prevenir essa doença? Na verdade nem tanto, algumas pequenas mudanças em hábitos corriqueiros pode te ajudar e muito a combatê-lo e ainda a combater outras doenças. Realmente pode parecer difícil, mas estudos comprovam que mudanças em sua alimentação podem sim te ajudam com isso, alguns alimentos que tem ação anticancerígena devem ser muito aproveitados nessa sua nova dieta. E se você ficou curiosa e quer saber mais, vem com a gente.

Como posso evitar o câncer de mama?

Você pode começar sempre se cuidando e visitando o médico periodicamente, outra dica boa é se auto examinar com o toque, mas uma dica infalível para nem chegar perto dessa doença é cuidar da alimentação, para combater o câncer de mama você pode utilizar um cardápio bem variado, com alimentos que são extremamente saudáveis e saboroso, como fontes de proteínas magras, como o frango, laticínios com baixo teor de gordura como iogurte, peixes, queijos magros, grãos e muitas, mas muitas frutas mesmo, legumes muito legumes, e mais verduras ainda. É claro que é necessário se alimentar muito bem, e para isso é indicado que tudo seja balanceado, nada de exageros nem de um lado nem de outro.

A soja evita ou causa essa doença?

Cada um diz uma coisa, realmente nenhum dos dois foram comprovados, nem se ela causa a doença ou se realmente evita, o que sabemos é que a soja possui um fitoestrogênio que age nos receptores do estrogênio da mulher com potencial de estimular o câncer de mama. E também o que acontece em nosso país é que estamos consumindo somente produtos a base de soja, produtos que podem ser transgênicos e fazerem muito mal a saúde, então enquanto estudos ainda não comprovam nada, o melhor é diminuir o consumo da soja, e só consumi-la em alimentos naturais, como tofu por exemplo.

Porque consumir alimentos saudáveis para combater o câncer de mama?

Existem diversos fatores que exigem de você uma boa alimentação para prevenir o câncer de mama, começando pela vitamina D, a falta dessa vitamina em nosso organismo aumenta o nosso risco de desenvolver a doença, podemos encontra-la facilmente em frutas, legumes e verduras, outro fator é que pessoas obesas tem mais chances de desenvolver o câncer de mama, ou seja, devemos cuidar também do nosso peso para evitar a doença, e controlamos nosso peso através de uma alimentação saudável e balanceada e da prática de exercícios que também é um fator que previne a doença.

Cultivar bons hábitos como não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar também ajuda a prevenir o câncer de mama, e não se esqueça de fazer uma mamografia semestral, não pense que somente o auto exame é o suficiente, a mamografia pode detectar o câncer até um ano antes de ele ser palpável, e dessa forma é muito mais fácil de trata-lo.

Não se esqueça de incluir no seu prato couve-flor, repolho, couve e principalmente o brócolis, esses alimentos são crucíferos, e tem uma abundante quantidade de sulforafano, que é um composto que estimula as enzimas protetoras do organismo e manda embora as substâncias químicas que podem causar o câncer, outro alimento que ajuda muito é o azeite extravirgem, pois tem muitos antioxidantes que ajudam a evitar a degradação das células e diminui a incidência do câncer de mama, dentre muitos outros alimentos que cuidam da sua saúde, como alho, feijão, lentilha, dentre muitos outros.

 

Conheça o Outubro Rosa

É uma data comemorada mundialmente, começou nos EUA, e já afeta outros países. O Outubro Rosa, se trata de um mês para conscientizarmos as mulheres e até mesmo os homens contra o câncer de mama, incentiva-los a prática de exames periódicos, e é uma forma também de homenagear todos que já sobreviveram a essa doença, a conscientização permeia pelo ano todo, já que a doença é implacável e não ocorre somente nos meses de outubro, no entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. Participe do Outubro Rosa, mantenha seus exames em dia e compartilhe a mensagem com suas amigas e amigos.

 

 

E se você gostou desse nosso incrível post, não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar essas dicas valiosas com seus amigos, continue a nos acompanhar diariamente com post novos em folha para vocês.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular

Ir Topo