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Benefícios de fazer exercícios físicos durante a gravidez

Benefícios de fazer exercícios físicos durante a gravidez

Praticar atividades físicas durante a gravidez é muito aconselhável, pois trás benefícios para a mãe e para o bebê, além de manter o peso, melhorar a saúde, e ainda da mais autoestima e animo para as futuras mamães. Porém é muito importante que as atividades físicas e até mesmo a alimentação das gravidas seja sempre acompanhada por médicos especialistas.

Os benefícios do exercício físico durante a gravidez

Exercícios físicos durante a gravidez são muito benéficos para a mamãe e para o bebê. Uma mulher que desfruta dessa atividade, se sente melhor em todos os sentidos. Os principais benefícios causados por essa atividade são:

  • Sentir-se mais controlada e com mais energia e vitalidade.
  • Tonificar os músculos das costas, evitando dores, e fortalecendo sua postura.
  • Equilibrar o movimento intestinal.
  • Ativar e fortalecer os movimentos das articulações.
  • Conciliar o sono com mais facilidade.
  • Controlar o estresse e a ansiedade.
  • Melhorar o aspecto da pele.
  • Controlar a respiração e a dor durante o parto.
  • Não acumular gordura durante a gravidez e a recuperar a forma física depois da gravidez.

O que a grávida pode praticar e o que não pode

Isso vai depender muito da forma física da mamãe, e de sua saúde atual, se ela se alimenta corretamente, e tudo isso será avaliado por um médico qualificado que te dará as melhores instruções para que você tenha uma gestação saudável e ativa.

Para as mulheres que já foram liberadas para a prática de exercícios o primeiro ponto a se considerar é que grávidas não devem em hipótese alguma levantar peso, e nem fazer exercícios para o abdome, e nos primeiros meses evitar saltos, subidas e descidas constantes, empurrões, mudanças radicais de direção, ou qualquer tipo de atividade brusca que possa oferecer riscos a zona abdominal. Esportes que alterem a pressão também não são recomendados como esqui, mergulho e equitação.

Os exercícios mais recomendados são, yoga, musculação, corrida, caminhada, natação, dança, pilates e principalmente hidroginástica que não oferece risco algum. É muito bom também evitar a retenção de líquidos, tomando muita água e sempre comendo alimentos que são diuréticos como a melancia.

 

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Faça exercícios físicos durante a gravidez.

Como começar a fazer os exercícios físicos na gravidez

Caso antes de engravidar você não tivesse costume de praticar exercícios comece de vagar, e com exercícios mais tranquilos como caminhada, e natação moderada, mas caso você já praticasse diariamente exercícios pode continuar a faze-los como antes, somente diminuindo a intensidade e a velocidade para que tudo corra bem, e claro sempre depois de consultar o médico e ser liberada por ele para a prática de exercícios. É muito recomendável também que para começar a praticar os exercícios que você se sinta confortável, e sempre bem hidratada tomando muita água, esteja também com roupas leves e não faça os exercícios em dias de altas temperaturas. Algumas dicas são:

  • Comece pouco a pouco, de 5 minutos diários, até os 30, agregando 5 minutos a cada dia.
  • Além de vestir uma roupa cômoda e folgada, coloque um sutiã adequado para proteger os seios.
  • Beba muita água.
  • Evite fazer exercícios se estiver doente.
  • Observe e comente com seu médico no caso de que observe algum incômodo no seu corpo, como cansaço, enjoos, dificuldade para respirar, dor nas costas, taquicardias. É necessário prestar sempre muita atenção nesses casos.

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