Alimentação

Alimentos ricos em sódio, cuidado

Alimentos ricos em sódio

Nos dias de hoje é muito mais fácil encontrar nas prateleiras do mercado alimentos ricos em sódio, porém esses alimentos são extremamente prejudiciais a nossa saúde, pois grandes quantidades de sódio podem causar muitas doenças como hipertensão (pressão alta), que é a grande causadora de doenças crônicas como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma, demência, Alzheimer e doenças respiratórias (asma) dentre muitas outras. Não está acreditando? Então vem com a gente conferir de pertinho.

O que os alimentos rico em sódio podem causar?

Além das doenças já citadas anteriormente, o sódio ainda pode colaborar e muito para a retenção de líquidos, que é o que provoca aquela sensação de inchaço, o que pode prejudicar muito a perda de peso, e ainda alterar o peso na balança, a retenção de liquido também é muito perigosa para quem sofre com problemas no coração e diabetes, pois esse pequeno problema pode se agravar e causar problemas mais sérios.

Quais são os alimentos ricos em sódio?

  • Macarrão instantâneo sabor galinha caipira – O mais rico dos alimentos ricos em sódio. Um pacote do macarrão instantâneo, mas o seu tempero pronto, tem cerca de 1900mg de sódio, lembrando que o recomendado é no máximo 2400mg de sódio em um dia inteiro.
  • Lasanha congelada sabor bolonhesa: Como a maioria dos alimentos congelados, a lasanha também é riquíssima em sódio, pelo fato de usarem o sódio para conservar por mais tempo o alimento. Em uma caixinha da lasanha contém aproximadamente 1720mg de sódio.
  • Caldo de galinha: Normalmente usado para temperar diversos tipos de alimentos, seus cubinho são extremamente cheios de sódio, um cubinho tem em média 1900mg de sódio.
  • Sopa instantânea de caneca, sabor cebola: Muito rica em sódio, um pacotinho que equivale a uma caneca de 300ml, tem em média 1000mg de sódio.
  • Queijo parmesão: O famoso queijo ralado, que colocamos no macarrão, na sopa, ou até mesmo para temperar saladas? 30 gramas dele tem cerca de 500mg de sódio.
  • Molho à base de soja (shoyo): É comumente usado como tempero, é muito rico em sódio, e apenas uma colher de sopa do molho tem em média 800mg de sódio.
  • Nuggets de frango: 4 unidades desse alimento possui uma quantidade de 850mg de sódio, e nós sabemos que você não come somente 4.
  • Pão francês: O mais consumido de todos, esse pão é o maior vilão dos alimentos ricos em sódio, pois ninguém percebe a sua grande quantidade de sódio, uma pequena unidade de 50 gramas, possui 350mg de sódio, muito mais do que o esperado por muitos.
  • Pizza congelada 4 queijos: Uma pequena fatia já é o suficiente para ser extremamente rica em sódio, em uma fatia encontra-se 700mg de sódio, mas ninguém fica só na primeira fatia.
  • Catchup: Também muito utilizado, principalmente combinado a alimentos com mais sódio ainda como os nuggets, uma colher de sopa rasa possui 100mg de sódio.
  • Bolacha água e sal: O próprio nome já revela que é uma substância cheia de sódio por conter muito sal, 6 unidades contêm 250mg de sódio.

E se você gostou das nossas dicas, deixe seu comentário, e continue a nos acompanhar diariamente. Não se esqueça de conferir o nosso ultimo post aonde falamos de alimentos que são ricos em fósforo.

Clique para comentar

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular

Ir Topo